O cardeal patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, desloca-se hoje (terça-feira, 5-4-05) para Roma, onde vai participar no funeral do Papa João Paulo II, viajando no Falcon da Força Aérea Portuguesa emprestado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio – o mesmo é dizer, oferecido pelos portugueses ou pelos sagrados contribuintes lusos.
Desta forma, o chefe de Estado - que parte na quinta-feira para o Vaticano para assistir às infindáveis exéquias fúnebres de Karol – irá a pé, em peregrinação, até Itália, segundo confirmou O Andaime junto de fonte que se encontrava nas imediações do Palácio do Restelo, perto da Pia House of Lisbon.
“Ficava muito caro para um país pobre como Portugal o Falcon andar cá e lá. E andar a pé até faz bem ao coração do Presidente”, frisou a tal fonte.
“Não é por acaso que Sampaio se vai fazer acompanhar do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral. O nosso Presidente não encontrou no Executivo de José Sócrates ninguém com tanto cabedal para ajudá-lo a levar as malas”, acrescentou a tal fonte.
Questionado sobre o facto da comitiva lusitana integrar também o antigo Presidente da República Ramalho Eanes, a tal fonte respondeu: “O senhor doutor general Eanes vai apenas porque lhe apetece”.
O Santo Padre finou-se no sábado à noite, mas o funeral solene só se realiza na próxima sexta-feira. O Vaticano pede a Sampaio para se despachar na sua peregrinação, uma vez que os pés de Karol, que foram colocados juntinhos, já estão a “desconjuntar-se”, lê-se num comunicado póstumo do papado. “Não queremos que o Presidente de um Estado católico como Portugal perca pitada do evento”, conclui.
1 comentário:
Se fosses tu, queria ver se n ias de avião.
Enviar um comentário